Esporte Estranho #7

Dizem que o melhor jeito de resolver problemas no casamento é enfrentando juntos os desafios, certo? A modalidade tem origem por outro motivo, mas tem muitos países em casais se unem numa corrida anual de obstáculos chamada carinhosamente de “carregamento de esposa”. Saiba mais dessa maluquice na coluna “Esporte Estranho” de hoje.

NAWCC

A ORIGEM
Alguns dizem que a origem da corrida é uma homenagem às tradições estonianas da agricultura. Mas há uma outra versão bem mais lendária. Assim como a Inglaterra teve o seu Robin Hood, a Finlândia tem o seu Rankainen, o ladrão. Para fazer parte do bando justiceiro, o candidato tinha que correr um percurso de obstáculo com  um pesado saco nas costas e provar que poderia “roubar” em pouco tempo e com precisão. Os candidatos muitas vezes iam a uma aldeia vizinha e roubavam uma mulher. Acreditava-se que o roubo da esposa alheia por pose dava mais sorte nos delitos e novas colheitas.

WIFE CARRYING WORLD CHAMPIONSHIP
Nos tempos mais atuais, alguém teve a brilhante ideia de homenagear a tradição fazendo um evento divertido: o Campeonato Mundial de Carregamento de Esposa. Apesar de já existir como forma de gincanas, as provas começaram a ser disputadas na Finlândia anualmente e com premiação em 1997. Com o sucesso da brincadeira, hoje em dia o esporte é praticado na Austrália, Estônia, Noruega e Estados Unidos.

REGRAS E COMPETIÇÃO
A prova consiste em um homem precisa pendurar a mulher no pescoço e correr por 250 metros atravessando obstáculos, dentre eles uma piscina nem sempre muito rasa, pular toras, atravessar uma pista de areia, entre outros. O vencedor da prova ganha o peso de sua esposa em cerveja e cinco vezes o mesmo em dinheiro. O peso mínimo para competir é de 50 kg, ou seja, se a esposa do homem pesar menos que isso, é acrescentado pesos até atingir os 50 kg. Apesar de divertida para quem assiste é bem desconfortável para  quem participa. Se o marido derrubar a mulher no chão perde pontos e deve refazer todo o percurso. Ganha quem fizer o circuito em menos tempo.

carregamento_de_esposas.carregamento_de_esposas_2

Veja alguns dos destaques da prova no vídeo abaixo,

e confira como a modalidade ganha destaque na mídia esportiva como neste programa da Comcast SportsNet de Chicago transmitido em 5 de julho de 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s