Exposição Mostra Play!

A Galeria de Arte Digital SESI-SP, espaço inédito e permanente para exibição de obras visuais localizado na fachada do edifício-sede da Fiesp, receberá de 25 de março a 7 de abril a Exposição Mostra Play!, primeira mostra interativa de Game Arte a céu aberto. Confira a programação e atrações.

play

A EXPOSIÇÃO
Primeira exposição interativa ao ar livre, Play! reúne seis trabalhos de consagrados criadores de videogames — Alberto Zanella, Andrei Thomaz, Suzete Venturelli e as equipes Midialab-UnB (Brasil), Les Liens Invisibles (Itália), Lummo (Espanha) e Mark Essen (Estados Unidos) —, obras inteiramente engajadas no contexto sociocultural das grandes metrópoles, sendo três delas interativas, jogos executáveis, e três configuradas em vídeo. O visitante encontra vários traços da história dos videogames, o jogo de corrida, a estética do atirador, a navegação do labirinto, a dicotomia do ganhar e perder e a visão com perspectiva em terceira pessoa. A exposição convida o público a brincar em um videogame gigante em plena Avenida Paulista e a resgatar, com jogos executáveis, clássicos das décadas de 1970 e 1980. Oportunidade para jogar em dupla numa tela de 3 mil metros quadrados: a fachada piramidal em forma de colmeia do edifício-sede FIESP/SESI-SP, onde estão instaladas mais de 100 mil lâmpadas de LED, light emiting code, uma cadeia elétrica que possibilita a transmissão de até 4,3 bilhões de combinações de cores. Uma nova forma de arte, o videogame propõe a noção de jogar como uma ferramenta da experiência cidadã e estimula o uso qualificado do espaço urbano. A partir de Play!, a galeria passa não apenas a exibir as obras digitais, abre espaço para a interação com o público.
A Exposição Mostra Play! faz parte do projeto ‘Galeria de Arte Digital do SESC SP’.

play

DESTAQUES
Estarão expostos na Play! vários traços da história dos videogames, tais como: o jogo de corrida, a estética atirador, a navegação do labirinto, a dicotomia do ganhar e perder e a visão com perspectiva em terceira pessoa. O trabalho Paulista Invaders, de Brasília, por exemplo, é inspirado no clássico “Space Invaders”, de 1978. Neste caso, o jogo vem com uma proposta de sustentabilidade em que as criaturas do espaço e as armas dão lugar aos carros e as bicicletas.

Outra obra é o interativo LummoBlocks, que capta os movimentos corporais dos participantes via sensor (como o game Wii). A obra, criada em Barcelona, na Espanha, é uma nova versão do lendário jogo Tetris, em que as ações físicas são rastreadas e os próprios jogadores viram peças do game. Além dessas, serão exibidas mais quatro obras digitais.

Não é a primeira vez que a exposição Play! chega em São Paulo, mas será a primeira vez que o público poderá jogar com as obras, na maior tela que você jamais terá. A exposição contará com iPads e sensores de movimento que permitirão a interação.

PROGRAMAÇÃO
25 de março à 7 de abril

20h às 22h – Obras interativas, alterando em 10 minutos cada
LummoBlocks – Lummo
Paulista Invaders – Suzete Venturelli e equipe Midialab-UnB
Labirintos Invisíveis – Andrei Thomaz

22h às 6h – Todas as obras em vídeo (loop)
Supercut – Mark Essen
The Game is Over – Les Liens Invisibles
Alberto Zanella – Pixels Deslocados
LummoBlocks – Lummo
Paulista Invaders – Suzete Venturelli e equipe Midialab-UnB
Labirintos invisíveis – Andrei Thomaz

Com informações do Filtro Cultural e Game FM

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s