Rubens Gerchman: arte e esporte

O artista carioca Rubens Gerchman faleceu em 2008 e parte de seu acervo foi destruído num desmoronamento de terra no Rio de Janeiro na semana passada. Enquanto o levantamento sobre o prejuízo ainda está sendo feito, confira mais sobre sua vida e obra, parte delas dedicada ao amor ao esporte.

rubens-gerchman (1)

Rubens nasceu em 1942 no Rio de Janeiro. Começou a estudar no Liceu de Artes e Ofícios entre os anos de 1957 e 58 dando aulas e sendo programador visual de revistas. Em 1965 participa da Bienal de São Paulo e desde então é considerado um dos principais artistas da pop art no Brasil. As cores fores e as linhas arrojadas são características de seu trabalho que tem ícones da política, televisão e futebol como principais destaques. Rubens também era um apaixonado e tem vários de seus trabalhos retratando casais se beijando.

Na décadas de 60 e 70, Rubens passa a maior parte da carreira nos Estados Unidos, liderando equipes, acervos de museus e dando aulas. De lá, tornou-se um dos quatro grandes nomes da arte moderna brasileira ao lado de artistas como Helio Oiticica (que curiosamente, também teve o acervo destruído no Rio de Janeiro meses atrás). Ele produziu intensamente até o anos 2000 e faleceu em 2008 aos 66 anos, em São Paulo, lutando contra um raro tipo de câncer.

Confira algumas de suas obras no slideshow

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s