Esporte Estranho #10

Ioga é uma atividade física que exige concentração, movimentos bem definidos e esforço concentrado promovendo a paz interior, certo? E se nessa calmaria alguém resolvesse colocar um pouco de barulho e provocar o riso como terapia? Foi essa invenção made in India que virou a Laughter Yoga, o esporte estranho de hoje.

Laughing-Club-Everyone-Welcome

Como foi criada
A Yoga do Riso foi criada em 1995 pelo médico indiano Madan Kataria. Ela se basea no fato, cientificamente comprovada por seus estudos, de que o cérebro não distingue o riso falso do riso real, podendo tirar os mesmos benefícios físicos e psicológicos de uma risada espontânea e da prática da ioga convencional. Para difundir a técnica, dr Kataria fundou o primeiro Clube do Riso na Índia, mundialmente conhecida como a capital do ioga. De lá, a ideia se espalhou e hoje já conta com mais de 6000 clubes ao redor do mundo e estabelecido em 72 países.

Como funciona
Segundo as técnicas definidas pelo dr Kataria, todo mundo pode rir sem razão, sem piadas ou provocadas pela comédia pura e simples. O exercício é praticado em grupo e pelo contato visual, o riso começa e contagia a todos. Além de liberar a endorfina e ser uma terapia prazerosa e sem esforço, o ioga do riso traz benefícios psicológicos e físicos de relaxamento. Por ser vista mais como uma atividade recreativa, não tem limite de idade, nem para a prática que pode ser semanal, eventual ou diária.

Para entender melhor, veja essa coletânea de matérias produzidas ao redor do mundo sobre a Laughter Yoga. Mesmo o que não for em inglês dá para entender facilmente. Rindo, de preferência.

No site oficial do Laughter Yoga você pode ver onde encontrar mais informações, ver os clubes, ver mais vídeos de eventos, motivacionais e conferir na íntegra um documentário produzido para difundir a técnica. Veja mesmo se depois você vai rir pela técnica ou da tentativa de emplacar uma atividade física. E até o próximo ‘Esporte Estranho’.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s