Playlist da semana #53 – California

O berço do skate e do surf, para o bem ou para o mal, serviu e serve de inspiração para várias músicas. A lista é infinita, mas algumas das melhores estão na Playlist desta semana. Do alternativo ao punk e metal extremo, confira the best songs about California!

California-Highway-1
SCREECHING WEASEL
A banda  liderada pelo esporrento vocalista Ben Weasel lançou seu primeiro disco em 1987 com 27 músicas e letras de protesto odiando Deus e o mundo. Os 45 segundos de “California Sucks” fazem parte desse registro. Na comemoração de dez anos do álbum, o disco passou a ter 39 músicas e algumas bônus track, ultrapassando as 40 faixas e menos de 30 minutos de duração total.

RAMONES
“California Sun”, gravada pelo Ramones em 1977 no álbum “Leave Home”, é uma cover da música gravada por Joe Jones em 1961. Sou sempre a favor das originais, mas que a versão punk bubble gum ficou bem melhor, ficou.

NOFX
Em 2005 o NOFX criou um projeto estrategicamente planejado de lançar um disco por mês, durante um ano. Cada um teria em média duas faixas. “California Über Alice” está no oitavo álbum da série, lançado em setembro. Californianos que são, fizeram referência ao clássico do Dead Kennedys com a pimenta sarcástica habitual de suas letras.

DEAD KENNEDYS
“California über alles” bem poderia ser o hino da Califórnia [real, com todos os defeitos, a despeito do sol e do glamour, como dizem alguns]. A música mais conhecida do DK foi o primeiro single lançado pela banda e  regravada no full lenght “Fresh fruit for rotting vegetables” de 1980. O título é uma alusão à primeira estrofe do hino nacional da Alemanha, que começa com as palavras “Deutschland, Deutschland über alles”. (Literalmente, “Alemanha, Alemanha acima de tudo”). A canção se concentra em Jerry Brown, governador da Califórnia na época e reeleito anos depois. A letra descreve uma versão hippie-fascista do governante. O hit é um exemplo precoce do uso de ameaça e tensão musical marca dos Dead Kennedys com sinistros timbres de baixo e um tom irônico de Jelllo Biafra no vocal.

KINGS OF LEON
A ensolarada “California Waiting” está no primeiro álbum do Kings of Leon, “Youth & Young Manhood”, lançado em 2003 [ quando eles ainda tinham um visual vintage e identidade ]. A música é um dos singles do  disco encabeçado por hits como “Red morning light” e “Molly´s Chambers”.

RED HOT CHILLI PEPPERS
“Californication” é a faixa título do sétimo álbum dos californianos do Red Hot Chilli Peppers. Das 15 faixas, pelo menos metade se tornou mega hit, caso de “Otherside” mega tocada em tudo que é canto em 1999, ano de lançamento do disco. A música sobre a Califórnia é uma releitura pop do sonho americano no lugar onde o glamour deu lugar para vidas vazias, mulheres siliconadas, moldadas por cirurgia   plástica e a ilusão dos bens sucedidos fabricados por Hollywood. O clipe, como quase todos do RHCP, é um dos mais criativos, em que a banda aparece como personagens de um game. A música deu título a uma série de TV, mas logo virou processo por não ter sido autorizada pelos vermelhos apimentados.

DEVILDRIVER
O Devildriver é um dos principais ícones americanos do chamado death metal melódico. A banda formada em 2002 lançou o seu terceiro disco em 2007. Entre as 11 faixas de “The last kind words” está a barulhenta “Clouds over California”.

SEVENDUST
“Going Back to Cali”, gravada pelo Sevendust em outubro de 2000, é uma cover do rapper LL Cool J. A faixa faz parte da coletânea “Take a Bite Outta Rhyme: A Rock Tribute to Rap“, em que bandas de rock e metal deram sua versão para clássicos do rap.

SOCIAL DISTORTION
A US Highway 101 é uma das auto estradas que cortam a costa norte dos Estados Unidos cruzando California, Washington e Oregon. Vários tributos foram feitos à famosa rodovia, entre elas “Highway 101” do Social Distortion. A música faz parte do disco “Sex, Love and Rock ‘n’ Roll”, o sexto de estúdio lançado em 2004.

EAGLES
A faixa mais famosa do Eagles, “Hotel California”, foi originalmente lançada em 1977. Multi premiada naquele ano, voltou a ser gravada em 1980 num disco ao vivo da banda. A música, apesar da aura glamourosa hippie, fala sobre os excessos e do lado escuro do sonho americano revelado para a geração pós-Woodstock e do fim da era do paz e amor. A banda já deu diversas explicações sobre o significado. Mas o que importa é que o clássico viajero que certamente você ou algum conhecido já botou pra pegar a estrada, foi regravado no acústico “Hell freezes over” lançado em 94. A versão abaixo é da cerimônia de entrada deles no Rock and Roll Hall of Fame em 1998.

P.O.D
“Kaliforn-Eye-a” é uma das faixas de “When angels and serpents dance”, sétimo álbum do P.O.D., lançado em 2008. Uma música na defensiva nas ruas cheias de tentação da hot California. Os vocais contam com a participação de Mike Muir do Suicidal Tendencies.

HOODOO GURUS
Com tanta gente local falando mal, precisou os australianos do Hoodoo Gurus virem fazer uma musiquinha levinha típica trilha pra uma session de surf com sol no final de tarde. “When You Get to California” está no “Mach Schau”, oitavo disco de estúdio, lançado em 2004.

LED ZEPPELIN
Terminando com um clássico viagem do Led Zeppelin. A versão acústica folk rock foi lançada em 1971 no disco “Led Zeppelin IV”. Entre sons como “Rock n roll”, “Black dog” e “Stairway to heaven”, “Going to California” está lá no finalzinho do lado B do álbum clássico. A letra é dedicada a Joni Mitchell, cantora canadense muito famosa na época, autora e intérprete de muitos clássicos do folk e musa da geração hippie com quem Page e Plant tiveram um caso. Simultâneo.

É isso! Curta, me mande mais ideias de listas e até a próxima!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s