25 anos do ‘Just do it’

O slogan “Just do it”, da Nike, completou 25 anos no dia 1º de julho. Confira um especial contando como ele foi criado e alguns dos vídeos da campanha, desde o primeiro, lançado em 1988.

just-do-it

A CRIAÇÃO
Criado por Dan Wieden, fundador da Wieden+Kennedy, a peça debutante mostrava Walt Stack, um senhor nascido em 1908 e que com seus 80 anos à época, narrava sua história de superação. Correndo na Golden Gate, em San Francisco, ele afirmava que corria 17 milhas (cerca de 27 quilômetros) todos os dias. Stack era um esportista nato. Nos anos 1960, ele criou um clube de corrida, o Dolphin South End Running Club (DSE), um dos mais antigos dos Estados Unidos. Entre 1966 – quando tinha 58 anos, e 1993 (ele morreria em 1995), Stack cumpriu um roteiro de treinamentos que incluía, além da corrida, passeios de bicicleta e natação pelas águas da baía de San Francisco. Para compensar, ele era conhecido também por gostar de bebidas alcoólicas.A personalidade incomum o transformou em inspiração para uma geração e em um ícone da cidade de San Francisco.

‘JUST DO IT’
A inspiração de Dan Wieden para a concepção do slogan veio das últimas palavras de um condenado à morte. O homem chamava-se Gary Gilmore. Minutos antes de morrer, ele disse ao pelotão de fuzilamento a seguinte frase: “Let’s do it!” (“Vamos fazer isso!”). “Eu gostei da parte do ‘do it'”, disse Wieden posteriormente. “Just do it”, em tradução livre, significa “Apenas faça”, ou seja, a Nike disse ao mundo: é simples, levante, mexa-se, você pode, todos podem.

MELHORES CAMPANHAS DA NIKE ‘JUST DO IT’

1988
O primeiro vídeo da série com Walt Stack

1999
Quando Michael Jordan se aposentou, a Nike resolveu voltar naquele momento em que Jordan resolveu correr atrás de seu sonho.

2002
A Nike celebra a beleza do movimento neste comercial para Olímpiadas de Inverno de 2002

2006
O comercial, destaque de 2006, tem quase 1 minuto, enfatiza várias modalidades e vai além do “Just do it”.

2007
A campanha de 2007 trouxe as estrelas Kobe Bryant, Lebron James, Roger Federer, Rafael Nadal, Ronaldinho e Wayne Rooney.  

Também em 2007, Matt Scott protagonizou um dos mais impactantes vídeos da campanha “Just do it”. E se um jogador de basquete numa cadeira de rodas dissesse todas as desculpas que alguém costuma dar para não praticar esportes?

2009
Num jogo [fictício] entre Arsenal e Manchester United: Cristiano Ronaldo brilha ao som de ‘Carmina Burana’.

2012
Lançado em 2012, o vídeo mostra como as mulheres conseguiram vencer no mundo machista dos esportes. A marca dá voz às pequenas garotas que ainda irão galgar os degraus do sucesso.

Com informações do Adnews  e Meio e Mensagem

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s