Destaques do marketing esportivo

Confira algumas das mais recentes campanhas, ativação de marcas, virais e aportes de patrocínio que foram destaque no marketing esportivo.

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BB, CORREIOS E HANDEBOL
A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) assinou contratos com o Banco do Brasil e os Correios para ampliar os recursos para a temporada 2013/2014. As empresas investirão R$ 4,4 milhões e R$ 5 milhões, respectivamente, na preparação das seleções adultas que têm como meta conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Do total de R$ 9,4 milhões, R$ 6,4 milhões se referem ao Plano Brasil Medalhas, que destina recursos para apoio e preparação das seleções nacionais para a Olimpíada. Entre 2010 e 2013, o Ministério do Esporte firmou oito convênios com a CBHb, num total de R$ 21 milhões aplicados na preparação das seleções, intercâmbios e organização de grandes torneios.
O handebol conta com 232 jogadores beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. O País possui ainda a melhor jogadora do mundo. A ponteira direita Alexandra Nascimento foi eleita pela Federação Internacional de Handebol (IHF), em 2012, a melhor atleta da modalidade.

MÃE DINAH, RECOPA E SANTANDER
Um vídeo anônimo que mostra a vidente mãe Dináh prevendo que a final da Recopa entre Corinthians e São Paulo terminaria em empate fez sucesso nas redes sociais. No filme, ela insiste que o placar ficaria empatado, resultado impossível para a decisão em dois jogos que prevê a disputa de pênaltis. O vídeo faz parte de uma ação de marketing ambiental do banco Santander, que é patrocinador da competição. Em sua página oficial no Facebook, o anunciante apresenta o Programa Reduza e Compense, que tem o objetivo de compensar as emissões de CO2 que serão emitidas nos jogos entre São Paulo e Corinthians. A campanha também introduz a hashtag #VaiDarEmpate.

GABRIEL MEDINA VIRA MARCA
A IMX apresentou na sexta-feira, 12, a nova marca do surfista Gabriel Medina, atleta agenciado pela divisão IMX Talent. Criado pelo publicitário Marcello Serpa, sócio da AlmapBBDO, o logotipo tem como referências as pranchas, as ondas e as letras G e M, e estará estampado em pranchas, jet-skies, headphones e roupas do atleta. De acordo com Serpa, que também é surfista e acompanha a carreira de Medina desde que ele tinha 15 anos, o logo criado tem vida infinita e permite várias mudanças. O atleta de 19 anos, patrocinado por Rip Curl, Guaraná Antarctica, Oakley, Pukas Pranchas e Wise Up, é o principal nome brasileiro na elite do circuito mundial de surfe.

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GILETTE E JOGADORES DA SELEÇÃO
Três jogadores campeões da Copa das Confederações de 2013 com a seleção brasileira são os novos embaixadores da Gillette no Brasil. Lucas, Paulinho e Oscar foram escolhidos para representa a marca da Procter & Gamble em ações de marketing e de relações públicas. O trio substitui Kaká, antigo rosto da marca e que vive um momento de baixa na carreira tanto no Real Madrid e quanto na seleção brasileira. O jogador havia sido contrato em julho de 2006 para ser a estrela das campanhas promocionais de Gillette Mach3 para atrair o público jovem.

ADIDAS E A CAMPANHA ‘LIKE TO DEATH’
Like to Death é um novo projeto criativo da Adidas, com participação do artista Geoffrey Lillemon e do coletivo e marca de roupa Stooki. A colaboração resultou em uma experiência baseada na sensação de mortalidade e do tempo, a partir dos conceitos da era digital e das redes sociais. O projeto traz a figura da Morte destruída lentamente, envolvida em chamas e se desintegrado em partículas, a medida que os usuários dão “curtir” no projeto pelo Facebook.
Ao carregar o site, o texto na tela recorre à dependência que temos das redes sociais e à necessidade de se conectar com todos a todo instante ao mesmo tempo em que se está, na verdade, sozinho em ao computador. Para cada usuário é possível curtir apenas uma vez. Ao atingir os 20 mil likes, o projeto irá desaparecer de vez. Veja como foi desenvolvida a campanha:

Com informações do Meio e Mensagem e Brainstorm9

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