Esporte Estranho #6

Se uma corrida na lama já parece esquisito, some com pular obstáculos dentro de uma fantasia ridícula. Pois é, essa é a Strongman Run, uma das mais famosas corridas do estilo que acontecem anualmente em alguns países. Conheça um pouco mais da história desse Esporte Estranho!

strong2


O Strongmanrun começou em 2007 organizado pela Fisherman´s Friends, uma associação de funcionários da sede alemã da empresa Lofthouse em Fleetwood. Não se sabe bem qual o motivo da invenção, mas ela começou com regras bem definidas. A corrida tinha 12 km com duas voltas de 6km e 9 obstáculos. Por obstáculos entende-se pular carcaças de carros, atravessar trincheiras ou caçambas lotadas de barro. Foram 1930 inscritos, 1599 apareceram no dia e 1579 terminaram. Na primeira edição, foram 12 mil espectadores e sucesso absoluto. A partir de 2008 a corrida passou a ser itinerante e sempre está mudando os percursos e o tempo de duração. Em 2012, foram três horas e meia e neste ano algumas edição chegam a durar até 4 horas initerruptas de corrida. A Suíça é um dos países com recorde de participantes. Numa edição chegou a ter mais de 4000 inscritos.

FFSMR13_KeyVisual_France_90dpiComo é uma prova dura e de longa duração, o registro é de que somente 20% do total de participantes é mulher. Outros países que recebem o Strongmanrun são Holanda , Bélgica , Itália , França e Áustria. Esse cartaz ao lado é da edição francesa de 2013. Cada lugar produz o seu, mas seguindo o padrão de cores e estilo. As próximas edições do evento serão em maio: dia 4, na Alemanha; e no dia 25, na Bélgica. Saiba mais no site oficial .

295127519_640Confira os melhores momentos da Strongman Run em 2012 no vídeo abaixo ou também num outro mais curtinho, mas melhor produzido e postado no Vimeo.

VERSÃO BRASILEIRA
Não só flores e frutas! Um dos tradicionais da cidade de Holambra, interior de São Paulo, é a Corrida de Lama. A versão nacional é bem mais light e reúne crianças a partir de 7 anos até a terceira idade. A organizadora lá é a TH5 Eventos e acontece sempre depois do Carnaval. Em 2013 parece que não foi realizada por falta de verba (provavelmente com a troca de governo da prefeitura, mas não há informações corretas na divulgação do evento).

Confira um trechinho de como foi a chegada dos competidores na edição de 2009

OUTRAS CORRIDAS
Outras versões da corrida se espalharam pela Europa. No fim de semana passado foi realizada a Braveheart Battle na Alemanha. O nome é inspirado no filme “Coração Valente” do Mel Gibson. A edição 2013 chamou a atenção porque nos cerca de 3 mil participantes, uma boa parte estava fantasiada de Smurfs (uma das caracterizações mais comuns nas corridas de lama). Mais longa que a Strongmanrun, a competição consiste em uma travessia de 26 km em um trajeto repleto de obstáculos. Veja galeria de fotos no Terra e um clipe da corrida que ocorreu em março numa versão com fantasia opcional no vídeo abaixo:

Só tem doido nesse mundo! Sugestões? Manda pra cá e até a próxima!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s